O que é sincope e como executar
top of page

O que é sincope e como executar

Olá uma divisão rítmica ou podemos dizer célula rítmica que é muito importante e é difícil de ser executada até por músicos experientes síncope



E aí gente beleza aqui no quadro

estou aproveitando a aula que dei ontem e acho que é importante para outras pessoas Isso é para você que me segue no YouTube segue a nossa escola vou tirar a máscara porque estou só na sala os alunos estão em outras salas então

para aproveitar o quadro já escrito vou dar essa aula para vocês de presente então essa disciplina é a disciplina de rítmica

é uma das disciplinas que as pessoas têm mais dificuldade na música é o ritmo.

Vou deixar aqui o link para quem não me conhece ver o meu currículo, preciso atualizar algumas coisas lá mas tem bastante informação sobre mim lá tá bom?


então vamos lá!


Fiquei com pena de apagar o quadro então você vai ganhar essa aula de brinde Vamos começar com a pulsação 1,2,3,4

Você precisa conhecer o meu curso no ritmo das palavras? eu posso estar compartilhando isso com vocês aqui em nosso site.

Importante é interessante que você assista o vídeo.


Então vamos contar no lento 1 2 3 4 em cada número desse eu vou falar a palavra pão se eu contar rápido eu vou falar a palavra rápido se eu contar lento eu vou falar a palavra lento então vai funcionar da seguinte forma conte 1, 2, 3, 4 e eu falo do pão pão pão pão se eu falar mais rápido eu vou falar pão pão pão pão na velocidade que contei Lógico não dá para ver na escrita mas no vídeo você vai perceber.


então revisando foi 1234 1234 Para que serve isso? Para qualquer instrumento o exemplo está no vídeo acima vídeo gravado Onde eu pego o instrumento e mostro, mas o que nós vamos falar aqui nesta aula é sobre a célula que nós chamamos de “síncope”

Engraçado que que até na cardiologia existe essa palavra “síncope” que é uma forma que o coração bate tá?

Então nós não vamos usar a matemática aquela divisão de rítmica para porque complica as coisas do pra o aluno.

A mesma forma que eu ensino as crianças eu ensino aos adultos e isso é lógico.

O curso no Ritmo das Palavras ele é indicado para professores e para alunos que precisam melhorar a parte rítmica.


Então quero que fique consciente que a gente fala... anda e o nosso coração bate no ritmo próprio de cada pessoa isso é o possível ser comprovado facilmente.


O que é síncope?



Síncope na música é quando você tem uma nota, digo, são três notas onde a primeira vale metade da segunda e termina com ela novamente, então a nota que está no meio da célula vale o dobro das notas que estão nas extremidades exemplo no vídeo.

A gente pode usar uma uma palavra que seja paroxítona que tenha 3 sílabas e seja paroxítona certo? então pode ser; cenoura, tesoura... eu prefiro usar batata por quê na palavra batata a dicção fica melhor, então no vídeo você vai ver os exercícios que são propostos e você vai conseguir facilmente executar essa célula rítmica tá bom?


Inclusive tem uma musiquinha infantil muito conhecida que tem essa célula rítmica engraçado que as músicas do Brasil para as crianças são difíceis em se tratando da parte rítmica diferente do Japão e em outros países, então ensinar a criança é complicado mas a gente procura a forma mais simples para que a criança aprenda a disciplina.


Na prática vamos começar.


Então fala comigo 1, 2, 3, 4 e em cada tempo fala em cada tempo a palavra cenoura, cenoura, cenoura, cenoura, ou 1, 2, 3, 4 e tesoura, tesoura, tesoura, tesoura. No tempo do meio a duração da nota que fica entre as três ela tem o dobro das notas que estão nas extremidades.


Então? vamos pra prática?

Canta comigo aí:


Samba lelê Tá doente.

Tá com a cabeça quebrada

Samba Lelê precisava

é de umas boas palmadas

samba samba Samba Lelê samba samba Samba Lala

samba samba samba lelê a célula rítmica ficaria da seguinte forma. [Ver Video]


Na rítmica fica


batata batata pão pão

batata batata pão pão

batata batata pão pão

batata batata pão pão .

em cada tempo pulso (numeral) você fala uma palavra

A outra parte da música ficaria:


pera pera batata pão

pera pera batata pão

pera pera batata pão

pera pera batata pão


vou deixar a imagem aqui para vocês darem uma olhada na célula rítmica tá bom?




Então é isso aí. gente assiste à aula lá no youtube segue a gente que é super legal e super importante você aprender música mesmo sem precisar ir a uma escola com metodologia engessada passando 6 meses estudando teoria para poder pegar no instrumento na Escola de Música Mosaico a teoria ela já é na prática a medida que o aluno vai aprendendo o instrumento ele vai aprender a teoria e de forma assim, lúdica, divertida e simples é uma experiência inesquecível.

Quer aprender a tocar um instrumento você pode vir para Escola Mosaico ou pode procurar uma escola próximo de você mas exija e os seus professores tenham currículos que tenham resultados, sejam licenciados ou que tem alguma informação até mesmo tenha feito algum preparo com instituição para capacitar professores a (Mosaico oferece esse serviço).




Se você toca algum instrumento e tem interesse em ensinar precisa entender o que é método, metodologia didática.

Fala conosco, entre em contato pois 100% dos alunos que fizeram aula comigo tocam ou seja até hoje nesses meus 35 anos envolvido com a música nenhum aluno que pegou aula comigo ou na nossa escola pode dizer que não aprendeu a tocar.

Então isso é uma marca, é um recorde eu agradeço a Papai do céu por ter me dado essa facilidade que eu tenho de entender e conseguir transmitir e facilitar a linguagem para que tanto uma criança de 4 anos como um adulto de 80 anos entenda exatamente a música e consiga executar seja forma que necessite, vou procurar a melhor forma sempre facilitando para que o aluno consiga entender e tocar o instrumento


Eu levo em consideração a seguinte comparação se um adulto que sabe falar mas não sabe lê decide aprender a ler: como é que o professor vai é ministrar aula para adulto?

Ora, é da mesma forma que ensina uma criança, então você vai alfabetizar um adulto da mesma forma que você alfabetiza a criança, com a música não deveria ser diferente e é isso que acontece da mesma forma que a gente começa ensinar uma criança começamos a ensinar o adulto que não sabe de nada, se o adulto já tem alguma experiência então a gente vai ver em que nível ele está para poder daí por diante continuar e complementar.


Mas normalmente é coisa simples e rápida porque nossos alunos eles têm exatamente a data de entrar na escola quando faz a matrícula e tem a data que vai terminar o curso pois as disciplinas dos cursos já são vem com as aulas todas programadas, então o aluno sabe exatamente o que vai aprender durante aquele período, após isso se ele quer continuar com coisas mais aprofundadas, mais complexas com assuntos mais avançados então nós damos continuidade e se ele estiver satisfeito com o que aprendeu, que era realmente aquilo que ele queria simplesmente pegar as músicas executá-las e cantá-las ou tocá-las então ele está apto e realizado.

Temos nossa função de realizar os seus sonhos de quem quer tocar um instrumento.


Aproveita e dá uma conferida no nosso canal no YouTube tem muito material bacana lá, tem muitas aulas e a intenção da gente é está sempre atualizando para que você que não pode vir até a escola mosaico aprender música de forma simples e eficaz é bom ai da sua casa.


Outra coisa nós também estamos atendendo a todo o Brasil dispomos de plataforma EAD e também cursos ao vivo via aplicativos Zoom e caso você tem interesse de estudar conosco nada impede tá? Então temos até depoimentos aí em nosso Instagram, no Face tem pessoas que já estudaram com a gente que podem estar comprovando a eficácia da didática na escola de música mosaico ok?


Valeu, tchau!

Abraço do tio Kallel e até a próxima.


Neste curso do link abaixo você aprende sobre ler partitura brincando



indicado para crianças a partir dos 6 anos também jovens e adultos.


Saiba mais sobre o professor.



Publicações mais recentes

Método a Arte de Tocar Violão


*****link do cursos gravado - https://go.hotmart.com/K27847016X?dp=1




*****link do Ebook do curso - https://go.hotmart.com/X31662077R?dp=1



* insta - https://www.instagram.com/escola_de_musica_mosaico/


* face - https://www.facebook.com/EscoladeMusicaMosaico/


* Sites - https://www.escolademusicamosaico.com/link




link deste video - https://youtu.be/vDMsCcjPmyU




Escola de Música Mosaico


Aprenda Instrumentos Musicais de Forma Prática, Rápida e Eficaz.

20 visualizações0 comentário
bottom of page