INÉDITO | Aula ensina como trocar o tom das músicas para que se adeque sua voz | Prof. Kallel
top of page

INÉDITO | Aula ensina como trocar o tom das músicas para que se adeque sua voz | Prof. Kallel

Como trocar o tom de qualquer música para encaixar na sua extensão vocal.

Contando nos dedos? Sim!

Então eu estava tocando uma música em lá menor (Am) na música depois de lá menor eu fui para o mi menor; então eu saí do primeiro grau que é o tom e fui para o quinto quem é o quinto de Am? .... O quinto de lá menor mi é... mi.


Certo digamos que eu vá tocar a mesma música em ré menor se eu quero começar ela em ré menor (Dm) então eu tenho que ir para o quinto de Dm menor para seguir a sequência da Música que estava anteriormente em "Am". E quem é o quinto menor de ré menor?


Você só tem que contar nos dedos: exemplo na “música” (Manga Rosa) Nessa música quem é o quinto sendo tocada do de de “Dm” é um quinto menor? (Lá)

*** OBS. Na escala natural o quinto grau de um tom menor é também menor porque quando montamos o campo harmônico da menor natural o quinto acorde fica menor, mas normalmente se usa a quinto grau maior pois pegamos um empréstimo da escala menor harmônica , mas nessa música de exemplo usamos a escala natural. Na música que usamos no exemplo foi pro quinto menor.

*** OBS. Mas vamos lá então, normalmente é usado o quinto sendo maior na nos tons menores? Porquê por padrão e também um questão de cadência é usado o lá maior do campo harmônico na escala de lá menor harmônica por isso que o quinto fica maior. Depois podemos ver esses detalhes teóricos.

Certo então voltando ao ponto de partida se eu estava em lá menor (Am) e fui para mim menor (Em) que é o quinto menor. certo? "E se eu quero tocar essa mesma música em ré menor (Dm)? pois é o tom que minha voz aguenta cantar". Sendo agora ré menor (Dm) o primeiro grau quem vai ser o quinto na música? Você só precisa contar nos dedos de ré até até a quinta nota a partir do ré.

Então vem primeiro Ré depois o segundo Mi, Depois Fá o quarto e depois o quinto que precisávamos, que vai ser Lá no caso da música que estamos usando como modelo Lá menor (Am), isso quer dizer que eu vou tocar essa mesma música em "Dm" e o próximo acorda da sequência que será o "Am" pois mudei o tom para "Dm" tendo que ir para o quinto menor após ré, prestar bem atenção (Veja o vídeo também ) presta atenção eu tô em ré menor e tenho que ir para o quinto menor desse tom.

Vamos seguir então, veja como é fácil: em lá menor, percebeu? você começa no lá menor e vai para o quinto grau mi menor . Se fosse em ré menor eu iria do ré para o lá menor pois Lá é o quinto de Ré, então tranquilo pensa na música: “da manga rosa quero gosto... (veja o vídeo)

Opa! Depois apareceu um sol menor eu fui para um sol menor percebe fui exatamente para o quarto grau do tom pois na progresão harmônica da música pede o 4º depois do 5º e assim por diante.

Então é mais ou menos por aí. E porque fui para sol menor (Gm)? Porque na sequencia da música “ da manga rosa” vai para o quarto grau após o quinto, pode contar nos dedos Ré , Mi, Fá, Sol então fica dessa forma (veja o vídeo) se você sabe tocar uma música conhecendo a sequência daquele tom pelos graus se sabe os graus dentro do Tom, quem é o primeiro segundo terceiro... só é conta nos dedos, fica fácil você mudar o tom de qualquer música.

Valeu então fica aí a dica? essa dica serve como aula para os instrumentos como: violão, teclado, piano, sanfona ou seja qialquer instrumento harmônico ( que utilizamos para acompanhamento)


Gostou? Posso te pedir uma ajuda entra no canal curte lá compartilha com os colegas siga-nos nas redes sociais e é isso aí estamos juntos, se ainda ficou dúvida pode

fala conosco no zap 87 98801 2537 pode pergunta ai ou no chet aqui a gente vai resolvendo suas dificuldades e dúvidas .


Abraço!

Kallel Cavalcanti (Jesualdo)







***Google - Seu feedback é importante para a Escola de Música Mosaico.

Poste uma avaliação no nosso perfil use o link abaixo


Aprenda Instrumentos Musicais de Forma Prática, Rápida e Eficaz.


Veja também



bottom of page