top of page

O crescente interesse de crianças, jovens, adultos e idosos pelo aprendizado musical, vem fazendo com que a Escola de Música Mosaico receba, via redes sociais, muitas perguntas de pessoas interessadas pelos cursos oferecidos na instituição. 

Com o propósito de responder e esclarecer essas dúvidas, a escola elaborou um FAQ (sigla em inglês para a expressão Frequently Asked Questions) em bom português, “Perguntas Mais Frequentes”. 

FAQ

A Escola de Música Mosaico está localizada na Rua Antônio Santana Filho, 500 – Centro de Petrolina (PE), em frente a Praça do Peixe. Você pode conferir a localização via Google Maps https://g.page/EscoladeMusicaMosaico?share

01 /
Qual o endereço da Escola Mosaico?

Canto, Técnica Vocal, Piano/Teclado, Violão (clássico/popular), Acordeon, Violino, Violoncelo, Contrabaixo, Cavaquinho, Ukulele e Musicalização infantil. 

Além do curso presencial, na sede da Escola, a Mosaico deve iniciar em janeiro de 2020 sua plataforma EAD (Ensino à Distância). Fique inteirado das novidades por meio do blog www.escolademusicamosaico.com/blog

Para mais informações sobre vagas abertas, dias e horários, preços e condições especiais do valor do investimento, basta entrar em contato pelo telefone/WhatsApp da Escola 87 98801-2537.
 

02 /
Quais cursos a Escola Mosaico oferece? Como posso matricular-me?
05 /

Basicamente, isso dependerá da rotina e disciplina de estudos: será necessário que o aluno dedique algum tempo diário para praticar o instrumento e aprender teoria musical (“ler” uma música numa partitura, identificar nela as notas, tempos e ritmos e sua correspondência no instrumento). Com disciplina e persistência nos exercícios diários, é possível tocar melodias simples em um mês.

Ainda tomando o violino como referência, o diretor e professor Kallel Cavalcanti desenvolveu uma metodologia própria, prática, para o ensino de violino para crianças por meio de sete exercícios. 

Se a pessoa não tiver condições de praticar em casa, poderá agendar um horário para praticar na escola, bem como esclarecer dúvidas sobre a didática, postura, etc.
 

Quanto tempo após ter iniciado um curso, por exemplo, o de violino, eu poderei tocar uma música?

Sim, a Escola encontra-se em expansão tanto em unidades físicas como polo EaD e portanto, sempre precisa de novos professores. O requisito é ter Licenciatura Plena em Música. Em alguns casos, a Escola Mosaico pede especializações, de acordo com as exigências do curso a ser ministrado na Mosaico. Os interessados podem encaminhar currículo para sac@escolademusicamosaico.com

04 /
Tenho interesse em fazer parte da Escola Mosaico como professor de música. A escola oferece essa possibilidade?
03 /
Quem integra o corpo docente da Escola Mosaico?

Atualmente, a Escola Mosaico tem seis professores em seus quadros: Diogo Conrado, Emily Jucharck, Ingrid Torres, Jaasiel Cavalcanti, Kallel Cavalcanti e Renato Augusto. Todos são professores qualificados em suas áreas. 

Preciso ter instrumento próprio para matricular-me na Escola Mosaico?
06 /

Não é necessário ter instrumento. Inclusive, a Escola Mosaico não recomenda a aquisição de um de maneira precipitada. 

Na “empolgação”, o aluno pode adquirir um instrumento e mais adiante, frustrar-se com sua escolha, até por questões técnicas relacionadas ao instrumento, ou decidir por aprender outro instrumento.

No caso de um aluno já dispor do instrumento, ele receberá orientações sobre postura, forma adequada de segurar o instrumento, etc.
 

07 /
Quero aprender a cantar ou tocar um instrumento, mas tenho certa idade. Ainda posso aprender ou a anedota do “papagaio velho não sabe falar” é verdadeira?
07 /
Continuação da questão 07
Trabalhos científicos nesse sentido podem ser consultados em algumas fontes: 

A idade não é empecilho para aprender a cantar, tampouco impede o aprendizado de um instrumento. Aliás, em se tratando de pessoas da terceira idade, aprender a tocar um instrumento é uma verdadeira terapia, contribuindo para a sociabilidade, memória, melhora de sintomas depressivos e de ansiedade, entre vários outros benefícios.

Cunha R. Musicoterapia na abordagem do portador de doença de Alzheimer. Revista Científica/FAP. 2007.

Fukui H, Arai A, Toyoshima K. Efficacy of Music Therapy in Treatment for the Patients with Alzheimer’s Disease. International Journal of Alzheimer’s Disease. 2012.

Gomes L, Amaral JB. Os efeitos da utilização da música para os idosos: revisão sistemática. Revista Enfermagem Contemporânea. 2012; 1(1): 103-117

Hermógenes (2007). Saúde na Terceira Idade Rio de Janeiro: Nova Era.
Ilari, S.B. (Org.). (2006). Em busca da mente musical. Curitiba (Pr): EditUFPR.

Levitin, J.D. (2010). A música no seu cérebro; a ciência de uma obsessão humana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Serra LR, Castillo IC, Fernández-Calvo B, Campos FR, Castro FV. Effects of music therapy on behavioral and psychological symptoms of Alzheimer type dementia. International Journal of Developmental and Educational Psychology. 2010:873-81.

Vasionyt I, Madison G. Musical intervention and dementia: a meta-analysis. Journal of Clinical Nursing. 2012; 22:1203–16.
 

bottom of page